Quem sou eu

Minha foto
Presidente Prudente, São Paulo, Brazil
Mestre em Direito Constitucional (Sistema Constitucional de Garantia de Direitos) pela Instituição Toledo de Ensino - ITE - Bauru(SP), Especialista em Direito Civil e em Direito Processual Civil pela Instituição Toledo de Ensino - ITE - Presidente Prudente(SP), Graduado pela Instituição Toledo de Ensino - ITE - Presidente Prudente(SP), Membro Honorário da Asociación Colombiana de Derecho Procesal Constitucional, Associado do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito-CONPEDI, Coordenador das áreas de Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho do Instituto Paulista de Direito e Humanidades-IPDH, Professor de Direito do Trabalho e de Ciências Políticas nas Faculdades "Integradas Antônio Eufrásio de Toledo" de Presidente Prudente, Tutor em Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ), Professor em Cursos de Pós-Graduação (especialização), Professor da Escola Superior da Advocacia-ESA, Professor em Cursos Preparatórios para Concursos Públicos, Consultor Empresarial em Gestão Jurídica do Trabalho, Palestrante, e Advogado atuante nas área do Direito Empresarial, com ênfase em Direito Trabalhista e Cível.

19 de junho de 2013

Novo artigo de aluno! Reinaldo Michelis e Diego Alves Meira - "Rui Barbosa e a segunda Conferência da Paz"

Olá a todos, tudo bem?

Novamente com muita satisfação, o blog publica mais um artigo elaborado por alunos, desta vez escrito por Reinaldo Michelis e Diego Alves Meira, que tratam do seguinte tema:

"Rui Barbosa e a segunda Conferência da Paz"


** o autor Reinaldo é aluno do 3° Termo de Direito da Toledo de Presidente Prudente(SP).

Trata-se de artigo bem original e, como sabido, sobre uma das maiores figuras não só jurídicas da história do país, mas do Estado brasileiro, a respeito de evento importantíssimo para o Direito Internacional, que foi a Conferência da Paz, em Haia, na Holanda, em 1907 (daí o epíteto "Águia de Haia").

Segue um trecho do artigo:

"No presente trabalho falaremos sobre Rui Barbosa e a Segunda Conferência da Paz em Haia na Holanda em 1907, que teve como objetivo estabelecer os novos fundamentos da ordem internacional devido a um complexo panorama político e divergente, uma vez que já havia preocupação com a possibilidade de um conflito mundial, o qual acabou se tornando realidade em 1914. (AMARAL, 1974, v.1, p.183).
Iniciaremos com um relato sobre a vida de Rui Barbosa do nascimento na Bahia até o convite para a conferência, utilizando as obras de Amaral (1974, v.1, p. 55, 57, 60, 74, 86, 87) e Silva (2011, on line). 
Entrando no tema central falaremos da formação da Delegação Brasileira, a viagem para a Holanda, os trabalhos e comissões de discussão, as posições e atuações de Rui Barbosa, utilizando as obras de Amaral (1974, v.1, p.186, 187, 192, 196, 197); Silva (2011, on line) e Magalhães (2011, on line).
Finalizaremos nosso trabalho fazendo um balanço da participação de Rui Barbosa em Haia, utilizando as obras de Magalhães (2011, on line) e Silva (2011, on line).

1  BREVE RELATO SOBRE A VIDA DE RUI BARBOSA ATÉ 1907

Rui Barbosa de Oliveira, filho de João José Barbosa de Oliveira e de Adélia Barbosa de Oliveira, nasceu em 5 de novembro de 1849, em Salvador na Bahia. (AMARAL, 1974, v.1, p. 55).
João Barbosa projetou no filho Rui, os triunfos políticos que ele próprio não conseguira. A pressão do pai desde cedo para que Rui trilhasse os caminhos da política, incluía treinar horas discursando em cima de um caixote. O resultado de toda esta austeridade fazia de Rui aos 10 anos de idade uma criança triste. No colégio Rui era tímido e passava os intervalos lendo. (AMARAL, 1974, v.1, p. 57).(...)".

Quem se interessou pelo artigo, basta clicar no link abaixo ou então, clicar sobre o título do artigo na coluna ao lado "Artigos publicados no blog".

https://docs.google.com/file/d/0BystOI4BlVdoYXJvYnhGcE40c00/edit

E quem tiver artigos e quiser publicar aqui no blog, basta entrar em contato.
Obrigado aos autores Reinaldo e Diego, e que continuem a escrever!
Grande abraço a todos!




Nenhum comentário: