Quem sou eu

Minha foto
Presidente Prudente, São Paulo, Brazil
Mestre em Direito Constitucional (Sistema Constitucional de Garantia de Direitos) pela Instituição Toledo de Ensino - ITE - Bauru(SP), Especialista em Direito Civil e em Direito Processual Civil pela Instituição Toledo de Ensino - ITE - Presidente Prudente(SP), Graduado pela Instituição Toledo de Ensino - ITE - Presidente Prudente(SP), Membro Honorário da Asociación Colombiana de Derecho Procesal Constitucional, Associado do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito-CONPEDI, Coordenador das áreas de Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho do Instituto Paulista de Direito e Humanidades-IPDH, Professor de Direito do Trabalho e de Ciências Políticas nas Faculdades "Integradas Antônio Eufrásio de Toledo" de Presidente Prudente, Tutor em Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ), Professor em Cursos de Pós-Graduação (especialização), Professor da Escola Superior da Advocacia-ESA, Professor em Cursos Preparatórios para Concursos Públicos, Consultor Empresarial em Gestão Jurídica do Trabalho, Palestrante, e Advogado atuante nas área do Direito Empresarial, com ênfase em Direito Trabalhista e Cível.

23 de junho de 2010

PALESTRA - "PROTEÇÃO JURÍDICA À SAÚDE DO TRABALHADOR" - SEBASTIÃO GERALDO DE OLIVEIRA - TOLEDO

Olá pessoal, tudo bem?

Na semana passada, na Toledo de Presidente Prudente, foi ministrada palestra pelo Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 3º Região, Dr. Sebastião Geraldo de Oliveira, sobre o tema "Proteção jurídica à saúde do trabalhador", ocasião na qual o palestrante lançou a 5º edição de sua obra-referência sobre o tema "Proteção jurídica à saúde do trabalhador", editada pela LTr.



Vários foram os pontos abordados pelo autor, o qual iniciou sua palestra com apresentação sobre a evolução do tema e respectiva legislação em nível mundial e nacional, bem como a evolução também da noção de "saúde" do trabalhador.



O palestrante focalizou preponderantemente a necessidade de se efetivar os comandos constitucionais referentes à proteção à sáude do trabalhador, destacando a insuficiência da regulamentação infraconstitucional, que acarreta na ausência de uma eficácia social da norma.
Lembrou ainda o Desembargador a necessidade de o Estado brasileiro efetivar as Convenções da OIT às quais já aderiu, mediante práticas efetivas de proteção à saúde do trabalhador.
No mais, destacou sobre a também necessidade de elaboração de um Estatuto sobre o tema, de modo a concretizar princípio pelo qual sejam constantemente reduzidos os riscos à saúde do trabalhador, cunhado pelo palestrante como "princípio do risco mínimo regressivo".
Diante do vasto conteúdo da palestra, mais uma vez reforçamos a importância de se comparecer a eventos como este, a fim de enriquecer o conhecimento jurídico.
Ao fim da palestra, o autor lançou a nova edição de sua obra concedendo autógrafos aos participantes.










Grande abraço a todos!

Nenhum comentário: