Olá pessoal, tudo bem?
Na última quinta-feira, dia 17/02, ministrei palestra no "V Seminário Regional de LER/Dort de Presidente Prudente(SP)", o qual teve como tema de fundo "As LER/Dort: o sofrimento invisível".
A palestra por mim apresentada teve o seguinte tema:
"AS LER/DORT E SUAS IMPLICAÇÕES SOB A ÓTICA JURÍDICA"
O evento foi realizado pelo CERESTPP – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional de Presidente Prudente, órgão ligado ao Município de Presidente Prudente, que abrange cerca de 45 (quarenta e cinco) Municípios da região, e contou com a presença de aproximadamente 200 (duzentos) participantes.
Foram apresentadas 06 (seis) palestras entre as 08h00 e as 17h00, proferidas por profissionais ligados ao tema “saúde e segurança no âmbito do trabalho” dos mais variados locais, como Salvador(BA), Assis(SP), Campinas(SP), Santa Catarina, e Presidente Prudente(SP), oriundos das mais diversas entidades (FUNDACENTRO, UNICAMP, TOLEDO, UNESP).
Tratou a palestra de apresentar aos presentes os reflexos previdenciários de quem sofre de LER/Dort, sob a ótica de seus direitos perante o INSS, em especial quanto a quais são os benefícios a que tem direito e como requerê-los junto à autarquia.
Quanto aos reflexos trabalhistas, demonstrou-se questão pouco abordada em eventos como com o citado tema, qual seja, o dever de todo trabalhador agir na prevenção contra acidentes do trabalho e doenças "ocupacionais", sob pena, inclusive, de lhe ser aplicada dispensa por justa causa, fato que corriqueiramente no âmbito de trabalho é esquecido pelos trabalhadores e, também, pelos empregadores, fato o qual, se lembrado, poderia acarretar em diminuição dos inúmeros prejuízos causados às empresas.
Ainda, explanei sobre as questões administrativas e judiciais a respeito do tema, de modo a encontrar as melhores soluções para os conflitos de interesses surgidos entre ambos os envolvidos na relação de trabalho: empregado e empregador.
Como sempre, em todos eventos do CERESTPP, é de se registrar o sucesso de mais este, parabenizando toda sua equipe em nome de sua diretora Maria Aparecida Rodrigues.
Célia, Maria Aparecida (Cidinha), Dra. Iracimara de A. Messias, Dra. Ana Soraya V. Bonfim
Ao CERESTPP, muito obrigado pelo convite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário