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Presidente Prudente, São Paulo, Brazil
Mestre em Direito Constitucional (Sistema Constitucional de Garantia de Direitos) pela Instituição Toledo de Ensino - ITE - Bauru(SP), Especialista em Direito Civil e em Direito Processual Civil pela Instituição Toledo de Ensino - ITE - Presidente Prudente(SP), Graduado pela Instituição Toledo de Ensino - ITE - Presidente Prudente(SP), Membro Honorário da Asociación Colombiana de Derecho Procesal Constitucional, Associado do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito-CONPEDI, Coordenador das áreas de Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho do Instituto Paulista de Direito e Humanidades-IPDH, Professor de Direito do Trabalho e de Ciências Políticas nas Faculdades "Integradas Antônio Eufrásio de Toledo" de Presidente Prudente, Tutor em Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ), Professor em Cursos de Pós-Graduação (especialização), Professor da Escola Superior da Advocacia-ESA, Professor em Cursos Preparatórios para Concursos Públicos, Consultor Empresarial em Gestão Jurídica do Trabalho, Palestrante, e Advogado atuante nas área do Direito Empresarial, com ênfase em Direito Trabalhista e Cível.

6 de maio de 2009

Trabalho bimestral de Direito Constitucional - 3º (04/05/09)

Na data de 04/05/09, foi realizado trabalho bimestral de Direito Constitucional no 3º de Direito, o qual consistiu no seguinte: a turma foi dividida em dez grupos de cinco alunos; cada grupo teve que elaborar dez perguntas enumeradas de 01 a 10, com base no conteúdo bimestral determinado para o trabalho; as perguntas elaboradas por cada grupo foram destacadas umas das outras; assim, houve dez perguntas nº 01, dez nº 02 e assim por diante, até dez perguntas de nº 10, ou seja, cada grupo teve que elaborar uma pergunta para cada grupo, resultando, ao final, na elaboração de 100 perguntas.

Após a elaboração e entrega das perguntas ao professor, foram selecionadas perguntas de cada grupo das elaboradas, ou seja, de todas as perguntas de nº 01 foram selecionadas algumas; de todas as de nº 02 foram selecionadas algumas e assim por diante até algumas das de nº 10.
Após a seleção das perguntas, os grupos, a partir do nº 01 ao 10, tiveram que ir à frente da sala para responder as perguntas anteriormente selecionadas conforme o número de seu grupo, as quais eram avaliadas pelo restante dos grupos e pelo professor.

Assim, os objetivos do trabalho, que foram absolutamente alcançados, foram promover a pesquisa em sala de aula, a interação entre os colegas, o debate de idéias e o consenso dirigido a uma única resposta.


A avaliação consistiu na observação da capacidade de os alunos formularem questões, o que somente é possível se efetivamente conhecerem o conteúdo, ou seja, se tiverem estudado, pois, como dito, para perguntar, e cobrar e avaliar como fizeram com os grupos que respondiam, tem que saber a resposta.

Ainda, referido trabalho promoveu a iniciativa de falar, de se comunicar em grupo e perante os demais, desenvolvendo-se a oratória, instrumento importante para os operadores do Direito como ressaltado em postagem anterior.
Portanto, em virtude do grande êxito do trabalho por parte dos alunos, a todos, parabéns!













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